CENTRAL DE ATENDIMENTO (44) 3055-4500

Casa pode ser controlada pela tecnologia

Recurso de automação residencial já está disponível em alguns lugares

Muita comodidade e segurança. Os avanços tecnológicos de hoje permitem tudo isso e muito mais; dentro da sua casa. Com as soluções de automação residencial, já é possível controlar praticamente tudo dentro do lar: TV, iluminação, lareira, ar condicional, câmeras de segurança e até preparar um banho quente e relaxante à distância.

Seja com um tablet ou smartphone dentro de casa ou até em qualquer parte do mundo, você tem controle de tudo que está acontecendo na sua residência. Para isso acontecer, todos os equipamentos precisam estar conectados. Com módulos de radiofrequência, as luzes, câmeras e tudo mais conversam entre si replicando o sinal de um equipamento para outro. As informações desses módulos são compiladas em uma central que, aí sim, disponibiliza tudo através da internet. Com as informações na nuvem, você se torna capaz de controlar tudo de um único aparelho; claro, basta que ele esteja conectado.

É comodidade que não acaba mais. De uma única plataforma, no conforto do seu sofá ou até antes de chegar em casa, faça o que desejar. Prepare a lareira... esquente a banheira... feche as cortinas e ligue a TV. Outra coisa interessante da automação residencial é a possibilidade de criar “cenas”; por exemplo na hora do café ou na sua sessão cinema em casa, você deixa tudo programado para um simples comando deixar tudo pronto, do jeitinho que você gosta.

Além da praticidade, a automação em casa oferece também maior segurança. Através do dispositivo que você estiver usando, você tem todo o feedback do que está ligado ou desligado na sua residência. Mais do que isso, hoje com câmeras conectadas, você pode – mesmo à distância – acompanhar tudo o que acontece na sua casa com possibilidade de movimentar a câmera e receber alertas.

Automação também consegue gerar economia de energia. "Você tem sensores inteligentes de luminosidade, que podem controlar a abertura ou fechamentos da persiana, por exemplo. Então, em determinada luminosidade do dia, a persiana fica aberta, otimizando a luz de fora. Escureceu? Fecha a persiana e usa a luz interna", explica ele, afirmando que o conceito também pode se aplicar a irrigação e piscinas.

Mas a maior novidade na automação residencial é o uso da inteligência artificial. Com dispositivos e câmeras capazes de reconhecer gestos e vozes, o controle da casa é ainda mais surpreendente. A Denise, essa assistente virtual é um exemplo de inteligência artificial controlada através da interação humana.

"É como se fosse uma secretária no seu computador que te acompanha em tudo. Ela lê e-mails e você pode ditar e enviar e-mails por voz. E ela controla sua agenda, seus horários, como a hora de tomar remédios", acrescenta Obaid.

Hoje toda instalação da automação residencial é feita sem a necessidade de fios; tudo através da rede wi-fi e dos módulos de radiofrequência. Ou seja, você não necessita de qualquer infraestrutura para começar a automatizar sua casa e, melhor, não precisa de qualquer obra ou reforma – tudo é adaptável ao que já existe.

Se você é mais um fã de tecnologia, saiba também que a tão esperada “internet das coisas” também já faz parte da nossa realidade. Diversos equipamentos conectados permitem controle à distância mesmo se qualquer integração. Tudo isso só vai ser possível graças ao novo protocolo de internet, o iPv6 – já ouviu falar? Não? Então acesse uma reportagem sobre o que o novo protocolo de comunicação da internet promete mudar no seu dia a dia. Fique por dentro!

Fonte: Olhar Digital